Objetivo: São raras as medidas abrangentes de cultura de inovação, do grau de maturidade organizacional e do potencial de inovação, baseados em modelos sistêmicos e estratégicos e com foco na efetividade da inovação no contexto organizacional. Propõe-se, nesta linha de pesquisa, conceber ferramentas uteis aos gestores que desejem identificar aspectos que necessitam de investimento em termos de novas estratégias e ações que fortaleçam a competitividade organizacional.
Objetivo: Qualquer que seja o cenário... A questão ambiental estará sempre presente como fator crítico de sucesso para empresas industriais e de serviços. Haverá um crescente nível de consciência da sociedade sobre a necessidade de um desenvolvimento sustentado pela adoção de tecnologias de produção mais limpa. As tecnologias convencionais tratam da estabilização e solidificação de resíduos industriais. O Ambiente 21 demanda por IMOBILIZACAO e APROVEITAMENTO - esse e objetivo dessa linha de pesquisa.
Objetivo: O conhecimento, associado à imaginação, tornaram-se os fatores principais de produção no novo sistema de criação de riqueza. Os gestores de negócios precisam, porém, de um modelo abrangente dessa realidade, que não enfoque apenas questões econômicas e administrativas das empresas, mas mostre como essas questões devem responder aos choques sociais, tecnológicos e culturais. Assim sendo, o objetivo dessa linha de pesquisa é o estudo da formação de profissionais para o Ambiente 21.
Objetivo: As empresas obtêm retornos decorrentes da conquista de mercados. As quatro fronteiras principais são: ESCALA, ESFERA DE AÇÃO, EXTENSÃO e VELOCIDADE. Para inovação, e importante conhecer a geografia das fronteiras da empresa. A fronteira mais instigante - VELOCIDADE - e relacionada ao ritmo de inovação, consolidação dinâmica e inovação acelerada. Incorporar essa nova abordagem, nos meios e modos de concepção de planos de negócio é o objetivo dessa linha de pesquisa.