Autores: FALCAO, R.P de Q.; Castro, A. R. C.; Cruz, E.P.; Sampaio, S.
Veículo/Evento: Cadernos de Gestão e Empreendedorismo, v. 6, p. 30-45, 2018
Ano: 2018
Tipo: Artigo Periódico
Resumo: O presente artigo discute a aplicação da netnografia, ou etnografia de comunidades online, na investigação de atividades empreendedoras e fluxos de informação, que acontecem em comunidades de imigrantes no exterior. Os autores apresentam o método e discutem sua aplicação no contexto de uma das comunidades do Facebook, de imigrantes brasileiros em Sidney, Austrália. Após a coleta de dados de postagens através da netnografia, utilizou-se um software de análise de conteúdo para facilitar a codificação de alguns comportamentos do comércio informal e do fluxo de informações que se configura neste ambiente online. O estudo exploratório identificou que a metodologia é adequada e promissora para este contexto. Os achados relativos à comunidade pesquisada, incluem aspectos utilitários de fluxos de informação e venda de bens e serviços, assim como dimensões simbólicas, relativas ao pertencimento dos membros da comunidade.